O Micróbio do Samba, Adriana Calcanhotto


A pedido de uma pessoinha muito especial (taqui, Fá!), mais um post da série "No momento estou ouvindo...".

Diz-se que o micróbio do samba contagiou a multifacetária Calcanhotto. Ela diz que o samba sempre esteve nas raízes de sua música, implícita ou explicitamente, mas que nesse disco, não teve samba, digo, jeito: pra onde ela corria o samba estava lá a corroer, a cutucar, a balançar... E é isso que esse disco nos faz. Você ser humano normal ou não, não conseguirá ouvir esse disco só uma vez. É impossível. Como é bem dito na faixa 2: "aquele plano para me esquecer.... esqueça!".

O disco é delicioso do ínicio ao fim. Resuminho das canções:


1. Eu vivo a sorrir não porque estou feliz, mas "pro caso de você virar a esquina e adentrar a livraria, pro caso de o acaso estar num bom dia...". Sim, é um doce fingimento. Seja para não dar o gostinho de alguém a ver triste, seja por esperar tanto encontrar novamente o ser querido. Quem nunca fez? Quem nunca fingiu sorrisos por aí só no pensamento de estar sendo observada? (Oh Deus, sou a única louca?). Oh fins de relacionamentos...


2. Aquele plano para me esquecer "E aquele amor aonde quer que esteja, se bulir, vai ver 'inda lateja e se no fim, no fundo, permaneça aquele plano para me esquecer...Esqueça!" Não tem mais conversê! A música já diz tudo! Você, caro ex, não vai conseguir esquecer.


3. Pode se remoer é a música que a gente faz questão de postar no face, twitter ou qualquer meio onde aquele filho da p.. safado do seu ex (que fudeu com sua vida) possa ver e, bem, "se remoer".

"Pode se remoer
Se penitenciar
Eu encontrei alguém
Que só quer me beijar"


4. Mais perfumado Ah, homens, caros homens... Escutem essa música e aprendam. Nós não acreditamos em vocês, nos simplesmente amamos e bem, temos um pouco de dó porque vocês são o sexo frágil... Ops, falei demais? 
 "Ele acredita que me engano
Pensa que sabe mentir o homem que eu amo"


5. Beijo sem Dor de cotovelo feelings. Sim. Esse CD é exatamente o que você está pensando. Compre e dê de presente (indireta mode ON) ao seu ex que você ainda não esqueceu, mas finge bem que sim, indo à Lapa, beijando bem, curtindo a madrugada, sorrindo feito doida por ai...

6. Já reparô? Né? A essa altura sim, só faltava falar da megera, da nova namorada... Mas ah, não se preocupe porque: "...ela não samba.. Ai, ela não quebra, ela não balança. Ela não judia!" Não, essa aqui eu mesma vou mandar para uma pessoa acolá...

7. Vai saber Esse disco é a verdadeira história de um relacionamento! Chegamos aqui na fase da revolta. Como esse cara não me quer? "Só porque disse que de mim não pode gostar, não quer dizer que não tenha do que duvidar. Pensando bem pode mesmo chegar a se arrepender e pode ser então que seja tarde demais...Vai saber?" Acaba no conformismo relutante do "Vai saber..."

8. Vem ver como toda boa história de amor, chega o momento do "vem cá"... Sim, porque às vezes a gente pede arrego. Quer mais sofrer não, então declara: "Vestido de advogado, de garçom, de jogador
De dia fiel escravo, à noite seu predador Vem cá, Iaiá Vem ver."

9. Tão Chic "tão cheia de si.. tão triste, me ouça: a vida voa baixinho, cê vai ver, já é...", é parece que não teve jeito de voltar e a moça foi curtir o carnaval triste e cheia de si querendo amor eterno até a quarta feira... Essa é a música mais melancólica do cd, mas ao mesmo tempo é a que mais me enche de esperança. 

10. Deixa gueixa E o carnaval continua! Passamos da mais melancólica à mais alegrinha. Muito fofa. 

11. Você disse não lembrar E depois do carnaval vem a calmaria.... Será que vai dar pé? Será que o querido volta? "Se eu escolho acreditar eu me firo de morrer...". Tudo embalado por um sambinha delicioso.

12. Tá na minha hora ...porque tudo acaba né? Chega. Tá na minha hora mostra que o chororô passou, ela fez tudo que podia agora foda-se. 

"Agora tá na minha hora
Eu vou passar uns tempos em mangueira
Não chora, neguinho, não chora
O meu coração é da estação primeira
Te deixo a geladeira cheia e sem promessa
Que findo o carnaval eu tô de volta"
 
Baixe o CD AQUI.
 
Confira a entrevista da Calcanhotto AQUI.
 
Bye.