Vou começar um novo tópico "no momento estou ouvindo...", e como quase sempre estou ouvindo essa bandinha escocesa, nada melhor que começar por ela.
Eu tenho um problema muito sério com novas bandas. Sou ficcionada nas bandas que já conheço - e a fundo, então me perco ao tentar escutar algo novo. O principal motivo é "Por onde começar a ouvir?". Para começar a ouvir uma banda é bom se inteirar quanto a história da mesma, então, ao invés de postar meras outras resenhas no tópico de recomendações resolvi compartilhar este que é um tutorial e tanto para novos ouvintes de B&S. Quem é quem? Quem faz o quê? Por que disco começar? Onde encontra-los? Essas super-informações relevantes e cheias de suingue para novos ouvintes. Então, vamos encerrar esse parágrafo de enrolação e passar pra atividade:
Onde começou?
B&S é uma banda escocesa, formada em Glasgow, Escócia, em Janeiro de 1996. Stuart Murdoch e Stuart David se encontraram nos bares da vida e cataram alguns músicos e formaram o B&S. Em uma semana eles gravaram um disco, o Tigermilk, na gravadora da faculdade que permitia que isso fosse feito de graça e que se prensassem cerca de 1.000 cópias em vinil. Não era pra ser uma banda séria, tanto que no começo todo mundo mantia seu emprego fora da banda e tudo mais. Os vinis não chegaram a ser vendidos com entusiasmo, mas foram distribuidos para os amigos (hoje chegam a ser vendidos por centenas de libras em leilões). Como chegaram as mãos de um DJ local, caiu na internet, começou a fazer sucesso e o escambau. No começo os caras apareciam SEMPRE disfarçados em fotos ou tiravam fotos de amigos e fingiam que eram eles.
Que música fazem?
A música de B&S recebeu vários rótulos ao longo dos anos, mas só um forte o bastante, INDIE POP. Se você classificar como Twee Pop, Jangle Pop, Chamber-pop ou qualquer outro rótulo viadinho e tal, tá certinho.
Vou poupar detalhes sobre os integrantes, porque essa curiosidade só vem depois que a gente realmente se apaixona pela banda... Então vamos ao que interessa.
Não recomendo começar a ouvir B&S pelo primeiro disco "Tigermilk", que é meio pesado e depressivo. Na minha opinião o disco mais fueda deles para iniciar é "If you're feeling sinister (1996) é o segundo disco supimpão do B&S. Todas as músicas foram compostas por Stuart Murdoch e, bem, são FODAS!
Você pode fazer o download do disco aqui.
Se quiser só ouvir, clique no nome da faixa.
Agora vamos para uma análise das músicas. É queridinho, não basta ouvir Belle.. Tem que desvendar.
The Stars of Track and Field "Make a new cult every day to suit your affair" é a frase que começa essa música e que é mais constantemente usada para definir o próprio B&S. A música conta a história das estrelas da corrida de obstáculos (ou modelos da Track&Field, não se sabe bem) e de suas peripéciais sexuais grupais. Basicamente tem alguém muito revoltado e se sentindo desprezado por uma dessas estrelinhas. A música é embalada por basicamente violão 'barely audible' e bateria incisiva no refrão.
Seeing other people é uma daquelas musiquinhas belas embaladas pelos dedos dançantes no teclado de Geddes que te fazem um dia querer usar num texto a primeira palavra que você aprende nas aulas de literatura e mal sabe como se escreve: "plurissignific ação". Qual é o tema da música? Promiscuidade? Prostituição? Traição? Acostumem-se, assim é B&S.
Me and the Major tem gaitas como aqueles folks americanos, mas não é um folk, quanto menos americano. Mas tem muitas gaitas, isso é verdade. O eco da voz de Stuart no final dá uma impressão de clássico e ao mesmo tempo um "de volta pro futuro" way.
Like Dylan in the movies (e olha a Lisa que é protagonista de tantas músicas do B&S). A melodia dá um certo tom de perseguição que a letra acompanha ("If they follow you, don't look back, like Dylan in the movies" cantado em coro pela banda) e entre guitarra, bateria e teclado você entende que "isn't your money that they're after boy, is YOU". Pessoas com mania de perseguição, por favor, deixem a sala.
The Fox and the snow é a música mais triste que você já ouviu na sua vida inteira. Realmente trata de uma raposa na neve, procurando o que comer, mas faz uma análise das mazelas humanas (a procura diária de sexo, de alguém pra fazer as coisas por você, o fato de nunca sabermos realmente o que é a vida) e te empreguina da melodia pseudo-alegre na qual foi colada. Backing vocals da Isobel: "what would you do know?"
Get me away from here, i'm dying É O CLÁSSICO MAIS CLÁSSICO DE TODOS OS CLÁSSICOS DE B&S. É impossível que em uma fase da apresentação de B&S pra alguém a pessoa pule "GMAFHID". Um balançar leve de violão, que chega a ser clichê vai dividir sua vida em antes e depois de B&S. A única coisa que eu, mera mortal que não nasceu com o nome Stuart Murdoch, não nasceu na Escócia e sequer te um penteado ridículo (há controvérsias...) é isso:
If you're feeling sinister traz um alegre barulho de crianças brincando num parque. E numa base teclado-violão conta a história de como Antony e Hilary se entregaram a morte. "She was into S&M and Bible studies..." e entre todos os paradoxos e clichês da existência o maior de todos aparece: o fato da gente sempre se sentir estranho. Por mais crente-com-certeza você tem dúvidas sobre a sua fé. Por mais ateu-caretão você tem dúvidas da sua não fé. "But if you're feeling sinister, go off and see a minister, he'll try in vain to take away the pain of being a hopeless unbeliever" é o conselho b&s do dia.
Mayfly, tem como primeira explicação a sábia pergunta: o que diabo é "mayfly"? Como amante de animais considerados asquerosos (como baratas e sapos) lhe apresento uma efêmera:
Efêmera é o nome dado à essa linda mariposa aquática. Efêmera significa "de vida curta" do grego, ou sei lá que língua antiga da qual nós chupinhamos seu nome. Durante essa fase adulta, a efêmera vive poucas horas, tempo necessário apenas pra reproduzir loucamente. Não há sequer um instestino desenvolvido porque comer é perda de tempo pra quem pode trepar. E é sabendo de biologia que se entende "mayfly". A música trata de um amor passageiro, uma trepadinha "antes mal acompanhado que só". Isso claro com a leveza de um tocador de arpa
sem dedos. "Keep me company 'till she comes again".
The Boy Done Wrong Again chega mais que na hora: Stevie abrindo a boca decentemente pra fazer um semi-dueto com o Stu. Puramente violão e tristeza. "Hang your head in shame and cry your life away"
Judy and the dream of horses é a Judy "louca rebelde ovelha negra". Porque Judy trepou quando era adolescente e foi ficando biruta de culpa depois, se entregou aos livros e