da liberdade

A liberdade é a possibilidade do isolamento.
És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade do dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento.
Se te é impossível viver só, nasceste escravo.
Podes ter todas as grandezas do espírito, todas da alma: és um escravo nobre, ou um servo inteligente: não és livre.

Ai de ti, porém, se a opressão da vida, ela própria, te força a seres escravo.
Ai de ti, se, tendo nascido liberto, capaz de te bastares e de te separares, a penúria te força a conviveres.

Nascer liberto é a maior grandeza do homem, o que faz o ermitão humilde superior aos reis, e aos deuses mesmo, que se bastam pela força, mas não pelo desprezo dela.

A morte é uma libertação porque morrer é não precisar de outrem.

Por isso a morte enobrece, veste de galas desconhecidas o pobre corpo absurdo.
É que ali está um liberto, embora o não quisesse ser.

Fecho, cansado, as portas das minhas janelas, excluo o mundo e um momento tenho a liberdade.
Amanhã voltarei a ser escravo; porém agora, só, sem necessidade de ninguém, receoso apenas que alguma voz ou presença venha interromper-me, tenho a minha pequena liberdade, os meus momentos de excelsis.

Na cadeira, aonde me recosto, esqueço a vida que me oprime.

Não me dói senão ter-me doído.

[Frag. 283 - O livro do desassossego - F. Pessoa]

Um comentário:

Lucke disse...

O livro do desassossego é lindo, né...identifico-me bastante com esse texto. De uma forma natural. Só sinto-me bem quando estou só.A necessidade que tenho é de continuar assim, sempre só. Há pessoas que não gostam de solidão. Eu não consigo viver sem a minha. Eu não gosto de pessoas. ihhh, hoje estou meio azedo hehe

Bem ,vamos por partes...

''Belle,Camera Obscura,Velvet,Pixies... (eles são meu porto seguro...)''
- Gosto muito dessas bandas também. Belle é a minha banda do coração, ouço sempre, no trabalho, em casa, na rua, em todos os lugares. Camera Obscura também gosto demais (postei um dvd deles no blog) e Pixies eu ouvia muito há uns 5 ou 6 anos atrás, mas apesar de não ouvir tanto hoje em dia, ainda gosto, claro! Velvet Underground não preciso nem dizer né...ô coisa perfeita! Belle and Sebastian,ah, é indescritível. Identifico-me não só com as músicas, mas com os músicos, sabe, com o jeito de ser e tal^^

Death Cab, Sun Kil Moon... Se gostou de Death Cab procure por Postal Service,a outra banda do vocalista. É mais eletrônico, o som, mas é bem fofo. E se gostou do Sun Kil Moon, baixe os Red House Painters (no blog tem a coleção),é a banda principal do vocalista.O som é mais refinado, e mais triste também.

Gotan Project? Gosto deles demais! Acho o som sensual pra caramba e sofisticado também. Tem outra boa também: Bajofondo Tango Club, no mesmo estilo ^^

Poxa, sinceramente, eu fico feliz em saber que descobriu e gostou de algumas coisas do blog. De verdade.O que tem ali é a trilha sonora da minha vida rs, assim, eu não posto nada por postar. Todos os álbuns tem bastante significado pra mim. Fico contente em compartilhar.

Um beijo,menina. Mantenha contato!